Renato Janine Ribeiro é professor titular de ética e filosofia política na Universidade de São Paulo. Li um artigo dele na prova do concurso do Ministério Público e achei muito interessante, e por isso resolvi postar para vocês. Vale a pena conferir, parar, pensar e tirar suas conclusões.
A Verdade
O Brasil sempre lidou mal com sua história. Nossas rupturas não são para valer, mesmo quando deveriam ser. Mudamos tudo para manter tudo como estava, na célebre frase do romance de Lampedusa, "O Leopardo". Ou "façamos a revolução antes que o povo a faça", como disse o governador de Minas Gerais, Antonio Carlos, em 1930. Daí que nossas mudanças fiquem truncadas.
Vejamos os grandes acontecimentos de nossa história. A independência foi proclamada pelo príncipe herdeiro de Portugal, a conselho do pai ("Pedro, toma essa coroa antes que um aventureiro lance mão dela"). A abolição foi assinada pela princesa regente do Império. A República foi proclamada por Deodoro, que o imperador fizera marechal. A revolução de 1930 foi liderada por Getúlio Vargas, ex-ministro da Fazenda do presidente que ele depôs. A ditadura Vargas foi derrubada em 1945 por Gaspar Dutra, ex-ministro da Guerra do presidente que ele depôs. A segunda ditadura caiu em 1985, colocando na presidência José Sarney, que um ano antes chefiava o partido do regime.
Com tudo isso, como "passar o Brasil a limpo"? Cada coisa ruim de nossa história - a colônia, a escravidão, o despotismo, a fraude eleitoral da oligarquia, o golpe militar de 1964 - sai de cena derrotada, mas na hora de mudar não se vai adiante. Não se cobra, não se conserta, não se renova.
A Comissão de Verdade é a tentativa, simbólica e mais que simbólica, de ir além disso. O Brasil demorou a criar a sua. Vários países já o tinham feito. Finalmente o fizemos. Pela primeira vez em nossa história, tratamos o passado vergonhoso de maneira consequente. Se ele é infame, por que calá-lo? Se foi repudiado nas ruas, por que não apurar o que ele efetivamente foi? Vá lá uma anistia, mas anestesia e amnésia por quê?
O Supremo Tribunal decidiu não rever a anistia autoconcedida pelos mesmos que violaram leis humanas e acima do humano. Mas como perdoar, sem antes saber quem e o que está sendo perdoado? Na verdade, a lógica da Comissão é a mesma da lei do governo FHC, que manda indenizar as vítimas da ditadura. É também a lógica das ações afirmativas, que o Supremo recentemente validou por unanimidade.
Em todos esses casos se reconhece que quem mandava no Brasil agiu mal - fosse o regime militar, fosse a oligarquia escravagista. Essa ação má e injusta causou vítimas e danos. Ora, numa linha de ação consistente mas inédita em nosso país, desde a iniciativa citada do presidente Fernando Henrique o Estado brasileiro explicitamente condena a ação má desses grupos e, consequência lógica também nova entre nós, busca reverter os resultados igualmente maus que produziram. Essa a razão, por exemplo, de compensar os afrodescendentes para que seu terrível ônus histórico, que os situou nas camadas subalternas da sociedade, seja temporária e instrumentalmente convertido em bônus. Isso também exige trabalhar a memória. Mentiras e silêncios precisam ser substituídos pela verdade.
Uma tradição forte que nos vem da Grécia antiga celebra o bem, o belo e o verdadeiro. Essa trindade de valores deveria andar junta. A verdade sobre o passado exige expor o que nele representa o mal. Só assim produziremos algo do bem. Tratando-se de uma história construída a partir do poder, tem que ser revelado o mal exercido com e pela dominação. Quando passamos, gradualmente, à democracia, a contínua linha histórica baseada na exclusão e na opressão não deve subsistir. Mas não basta distribuir renda. É preciso abrir o pensamento, a compreensão do passado, a construção do futuro. Nada disso se fará com a mentira ou a ignorância.
Pessoalmente, não defendo a revisão da anistia. Mas isso porque a verdadeira discussão é sobre a memória. Notem que já esquecemos os presidentes da ditadura. O último governante que lembramos com admiração, antes dos recentes, foi Kubitschek, que a ditadura cassou; antes dele, Getúlio, cuja herança ela quis liquidar. Contra o mal na política, a verdade é o que há de mais precioso. Só precisa ter medo dela quem tem razões para temê-la. É bom separar o joio, raro, do trigo, abundante. Dezenas de milhares de oficiais das nossas Forças Armadas, que nada têm a ver com a tortura, só podem se sentir bem ao se demarcarem da minoria que, um dia, agiu contra a honra da farda.
O Brasil ganha, desenvolvendo um processo de mudança consistente, pelo qual não só reduz a pobreza medida em poder de compra mas também, e sobretudo, revisa a fundo os significados atribuídos pela sociedade ao que são liberdade e opressão, crescimento econômico e exploração do outro, florescimento da pessoa e sua escravização ou humilhação.
Isso não ocorre só no Brasil. Um século atrás, três por cento da população mundial, se tanto, tinham direitos humanos em ampla escala. Hoje, mesmo não sendo otimista, essa proporção terá passado a trinta, talvez quarenta por cento no mundo. Falta muito. Mas nunca tanta gente - incluindo mulheres, povos de cor, como os chamava Sukarno, minorias comportamentais, como homossexuais - desfrutou de direitos como esses.
Essa multiplicação por dez do porcentual de seres humanos respeitados, em cem anos, é um avanço que nunca antes ocorreu - e nunca mais ocorrerá, nessa dimensão. Se e quando todos os habitantes do mundo tiverem reconhecidos seus direitos humanos, o avanço a partir de hoje será uma multiplicação por dois ou três, não por dez, que foi o que conseguimos nas últimas gerações. Ora, para realizar este processo, é preciso acabar com a mentira. Saber o que foram (ou, infelizmente, ainda são) a tortura e a opressão extrema é uma condição para se construir um mundo melhor.
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Uma holandesa mais que brasileira
Eu sempre ouço muitas reclamações acerca de nosso país. O Brasil não vai pra frente, o Brasil é um país corrupto, o Brasil isso, o Brasil aquilo... e eita Brasil!!! Hoje cedo li a respeito de algumas celebridades de outros países que falaram asneiras, que significa literalmente coisa de asno (sinceridade mode on), a respeito da minha pátria.
Taylor Lautner, anda dizendo que os brasileiros são extremamente agressivos... e ainda há quem dê a vida por esse lobinho,o que novamente é coisa de asno (estou atacada hoje). Robin Willians, a quem apreciava até então, nos acusa de ter enviado 50 strippers e meio quilo de pó para comprar a escolha de sediarmos as olímpiadas de 2016. Sylvester Stalone, que veio rodar Os Mercenários em 2009, disse: "Por que rodar no Brasil? Lá você pode atirar nas pessoas, explodir coisas e eles dizem 'obrigado e aqui está um macaco para você levar para casa’." Isso sem falar do Chael Sonnen, 50 Cent e Dj Whoo Kid.
Lamentável? Não, apenas aborrecedor. O que de fato me entristece, é o que os brasileiros falam a respeito do Brasil. Temos força, determinação, somos felizes, somos uma nação linda, mas nos falta tanto patriostismo... Agora sim, lamentável.
Há uns dias atrás, li o texto de uma escritora Holandesa que me impactou muito. O texto fala sobre as qualidades do Brasil. São dados da Antropol Consulting que valem muito a pena conferir:
1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.
2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.
4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.
5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.
6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.
7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.
8. Telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.
09. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.
10. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.
Ela conclui o texto dizendo:
Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?
1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?
2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?
3. Que suas Agências de Publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?
4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?
5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?
6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?
7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem? Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.
Ual!!! Difícil ver um brasileiro defender a nossa nação como essa holandesa o fez. Sem demagogia, eu tenho orgulho de dizer que sou brasileira. Eu amo minha nação, e oro por ela todos os dias. Foi aqui que Deus me plantou, e é aqui que eu desejo fazer a diferença. Eu anseio ser um agente de transformação da minha Pátria Amada Brasil.
Taylor Lautner, anda dizendo que os brasileiros são extremamente agressivos... e ainda há quem dê a vida por esse lobinho,
Lamentável? Não, apenas aborrecedor. O que de fato me entristece, é o que os brasileiros falam a respeito do Brasil. Temos força, determinação, somos felizes, somos uma nação linda, mas nos falta tanto patriostismo... Agora sim, lamentável.
Há uns dias atrás, li o texto de uma escritora Holandesa que me impactou muito. O texto fala sobre as qualidades do Brasil. São dados da Antropol Consulting que valem muito a pena conferir:
1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.
2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.
4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.
5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.
6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.
7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.
8. Telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.
09. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.
10. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.
Ela conclui o texto dizendo:
Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?
1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?
2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?
3. Que suas Agências de Publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?
4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?
5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?
6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?
7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem? Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.
Ual!!! Difícil ver um brasileiro defender a nossa nação como essa holandesa o fez. Sem demagogia, eu tenho orgulho de dizer que sou brasileira. Eu amo minha nação, e oro por ela todos os dias. Foi aqui que Deus me plantou, e é aqui que eu desejo fazer a diferença. Eu anseio ser um agente de transformação da minha Pátria Amada Brasil.
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Robin, O Legado.
Desde criança sou fã do Batman. Histórias em quadrinho, desenho animado, filmes. Esperei ansiosamente pelo lançamento do final da triologia de Christopher Nolan, perfeita diga-se de passagem, Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Depois de tentativas frustadas e uma brechinha na minha agenda de estudos, ontem fui finalmente assistir ao filme. Preciso falar que amei?! Sensacional. Se você ainda não viu o filme, por favor, não leia o restante desse post.
O Batman, como sempre, me surpreendeu com sua coragem, amor pela justiça e por sua cidade. O Alfred, sempre paizão, e o Gordon, um verdadeiro herói, fizeram a trama ser emocionante do inicio ao fim. Porém, quem mais se destacou foi o Robin.
Nas histórias em quadrinhos, tivemos vários Robins com estórias diferentes. Nos filmes antigos do Batman, o Robin aparecia como Dick Grayson, um jovem de famíla de acrobatas, cujos pais são assassinados. Trata-se de um Robin ferido, rebelde, que deu um bom trabalho para o Batman até entrar na linha.
Dessa vez, o Robin surge como um oficial de polícia. Um cara que sofreu com a morte de seus pais tanto quanto o outro, porém nem um pouco rebelde, e muito menos ferido. Um cara que decidiu, após a "morte" do Batman (Falei para você não ler) seguir seus passos, assumir o seu legado.
Hoje acordei com a seguinte pergunta em meu coração: Eu assumi o meu legado?
Jesus, ao morrer, me deixou um legado. Há uma missão que eu devo continuar. Vários homens e mulheres morreram, e ainda morrem, por esse legado. Muitos abrem mão de seus ideais para viver os ideais de Jesus.
Robin abriu mão de ser policial, algo que ele presava, para assumir o legado do Batman. Ele sabia que tinha uma missão, que algo ainda precisava ser feito, que as pessoas precisariam do Batman que, agora "morto", já não poderia alcançar mais Gotham.
Jesus usa os homens para alcançar as pessoas. A igreja é a voz, os pés, as mãos e o amor de Jesus no mundo. Esse legado é meu. É a minha missão. Ser Cristão, pequeno Cristo, pequeno Jesus... Ser ELE na terra, esse é meu legado. E o que eu tenho feito com isso?! E você?
Seja Jesus para as pessoas. Ame-as como Ele as amou. Abra mão de tudo, se preciso for. Só não abra mão, do seu legado.
O Batman, como sempre, me surpreendeu com sua coragem, amor pela justiça e por sua cidade. O Alfred, sempre paizão, e o Gordon, um verdadeiro herói, fizeram a trama ser emocionante do inicio ao fim. Porém, quem mais se destacou foi o Robin.
Nas histórias em quadrinhos, tivemos vários Robins com estórias diferentes. Nos filmes antigos do Batman, o Robin aparecia como Dick Grayson, um jovem de famíla de acrobatas, cujos pais são assassinados. Trata-se de um Robin ferido, rebelde, que deu um bom trabalho para o Batman até entrar na linha.
Dessa vez, o Robin surge como um oficial de polícia. Um cara que sofreu com a morte de seus pais tanto quanto o outro, porém nem um pouco rebelde, e muito menos ferido. Um cara que decidiu, após a "morte" do Batman (
Hoje acordei com a seguinte pergunta em meu coração: Eu assumi o meu legado?
Jesus, ao morrer, me deixou um legado. Há uma missão que eu devo continuar. Vários homens e mulheres morreram, e ainda morrem, por esse legado. Muitos abrem mão de seus ideais para viver os ideais de Jesus.
Robin abriu mão de ser policial, algo que ele presava, para assumir o legado do Batman. Ele sabia que tinha uma missão, que algo ainda precisava ser feito, que as pessoas precisariam do Batman que, agora "morto", já não poderia alcançar mais Gotham.
Jesus usa os homens para alcançar as pessoas. A igreja é a voz, os pés, as mãos e o amor de Jesus no mundo. Esse legado é meu. É a minha missão. Ser Cristão, pequeno Cristo, pequeno Jesus... Ser ELE na terra, esse é meu legado. E o que eu tenho feito com isso?! E você?
Seja Jesus para as pessoas. Ame-as como Ele as amou. Abra mão de tudo, se preciso for. Só não abra mão, do seu legado.
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
Amplo ou Profundo?
Nos últimos dias, tenho refletido bastante sobre o meu relacionamento com Deus. Aqueles que leêm o meus posts sabem que eu prezo muito por isso. Valorizo um relacionamento íntimo e sincero com Deus. Valorizo relação de paternidade, dependência e busca diária. Mas tenho percebido que apenas isso não é o suficiente. Será que meu relacionamento com Deus tem sido apenas amplo, mas não profundo como deveria? Essa pergunta me inquietou por muitos dias.
Amplo é um relacionamento que é extenso, vasto, de longa data. Para que você me entenda melhor, pense em uma pessoa que conhece e convive há muitos anos, mas cujo relacionamento é superficial. Profundo é um relacionamento que é distante da superfície, que busca penetrar cada vez mais adentro de quem a pessoa com quem se relaciona é. Um relacionamento amplo pode ser unilateral, ou seja, você corre o risco de considerar muito alguém que não te dê tanta importância, ou conhecer muito sobre uma pessoa que não te conheça. Já o relacionamento profundo é totalmente bilateral, pois ambos se conhecem bem e há mútua importância.
A profundidade em seu relacionamento com Deus virá quando o foco já não for mais você, mas sim Deus. Até então, minha preocupação sempre era eu ser sincera, eu buscar intimidade, eu depender... sempre eu. Tenho visto que o importante de fato é Deus. Conhecê-Lo da forma que Ele deseja se mostrar a mim. Era isso que estava faltando.
Não anulo nenhum dos outros posts que escrevi, e continuo vivendo tudo aquilo, mas estou mudando alguns comportamentos em meu relacionamento com Deus. Desejo sair do nível do amplo e entrar no profundo. Não que o amplo não seja importante. Apenas quero mais da essência.
Amplo é um relacionamento que é extenso, vasto, de longa data. Para que você me entenda melhor, pense em uma pessoa que conhece e convive há muitos anos, mas cujo relacionamento é superficial. Profundo é um relacionamento que é distante da superfície, que busca penetrar cada vez mais adentro de quem a pessoa com quem se relaciona é. Um relacionamento amplo pode ser unilateral, ou seja, você corre o risco de considerar muito alguém que não te dê tanta importância, ou conhecer muito sobre uma pessoa que não te conheça. Já o relacionamento profundo é totalmente bilateral, pois ambos se conhecem bem e há mútua importância.
A profundidade em seu relacionamento com Deus virá quando o foco já não for mais você, mas sim Deus. Até então, minha preocupação sempre era eu ser sincera, eu buscar intimidade, eu depender... sempre eu. Tenho visto que o importante de fato é Deus. Conhecê-Lo da forma que Ele deseja se mostrar a mim. Era isso que estava faltando.
Não anulo nenhum dos outros posts que escrevi, e continuo vivendo tudo aquilo, mas estou mudando alguns comportamentos em meu relacionamento com Deus. Desejo sair do nível do amplo e entrar no profundo. Não que o amplo não seja importante. Apenas quero mais da essência.
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
A Amendoeira
Meditando no livro de Jeremias, me saltou aos olhos o seguinte texto:
"E veio a mim a palavra do Senhor dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de Amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem, pois eu velo sobre a minha palavra para cumprí-la" Jeremias 1:11-12
Fiquei curiosa para entender a razão pela qual Deus comparou suas promessas a amendoeira. Pesquisando, descobri que no hebráico, Shoked, a palavra amendoeira significa vigilante. A amendoeira é a primeira árvore a florecer na primavera. Na verdade, ela nem espera a primavera, pois seus primeiros brotos nascem no final do inverno. É como se ela estivesse vigiando o inverno passar e esperando pela primavera, fazendo jus ao seu nome. Outro aspecto interessante é que a semente da amendoeira pode resistir meses nas ondas do mar. Quando a maré sobe, suas sementes são lançadas na areia da praia tornando-se uma árvore explendorosa.
Assim é Deus com sua palavra. Ele é vigilante para cumprí-la no tempo determinado. Tão certo que a primavera virá, as promessas do Senhor hão de se cumprir em nossas vidas. Por mais que as ondas fortes e as tempestades tentem destruir sua fé, e por mais que pareça estar demorando demais, decida crer. No tempo certo a semente será lançada na terra, a árvore crescerá e você comerá de seus frutos.
"E veio a mim a palavra do Senhor dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de Amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem, pois eu velo sobre a minha palavra para cumprí-la" Jeremias 1:11-12
Fiquei curiosa para entender a razão pela qual Deus comparou suas promessas a amendoeira. Pesquisando, descobri que no hebráico, Shoked, a palavra amendoeira significa vigilante. A amendoeira é a primeira árvore a florecer na primavera. Na verdade, ela nem espera a primavera, pois seus primeiros brotos nascem no final do inverno. É como se ela estivesse vigiando o inverno passar e esperando pela primavera, fazendo jus ao seu nome. Outro aspecto interessante é que a semente da amendoeira pode resistir meses nas ondas do mar. Quando a maré sobe, suas sementes são lançadas na areia da praia tornando-se uma árvore explendorosa.
Assim é Deus com sua palavra. Ele é vigilante para cumprí-la no tempo determinado. Tão certo que a primavera virá, as promessas do Senhor hão de se cumprir em nossas vidas. Por mais que as ondas fortes e as tempestades tentem destruir sua fé, e por mais que pareça estar demorando demais, decida crer. No tempo certo a semente será lançada na terra, a árvore crescerá e você comerá de seus frutos.
Agente de Mudanças
“Um evangelho que não trata dos assuntos atuais, não é o verdadeiro Evangelho.” Essa frase de Martinho Lutero me preocupa quanto ao Cristianismo de nosso tempo. Muito se vê falar sobre indivíduos ou até mesmo igrejas, mas pouco se houve falar sobre a situação atual de nossa nação. Não estou falando de uma onda de evangelizar o mundo, mas de uma consciência patriota, de entender que Deus te fez nascer no Brasil com um propósito. Você, como Brasileiro Cristão, tem o poder de transformar nossa nação.
Quando falo sobre política, mais de 80% das pessoas que me cercam fecham a cara ou dão um jeitinho de se esquivar da conversa. Isso me preocupa. Se o jovem cristão não está nem aí para mudar o seu país, quem o fará? Nesse contexto, precisamos entender quem Deus é e quem realmente somos. Em Salmos 24:1 diz que do Senhor é a Terra. Logo, a Terra é jurisdição de Deus. É na terra que Deus exerce o seu amor. Jesus nos ensinou a orar para que seja feita a vontade de Deus na Terra como é no Céu. Jesus nos chama para sermos agentes de transformação, no qual o Reino de Deus virá à terra. Isso envolve a sociedade e, por consequência, a política.
Deus deseja transformar nossa nação. Isso arde no coração Dele. Porém, isso só será possível à partir do momento em que arder em nossos corações.
Eu posso transformar minha nação. A revolução política e social começa por mim. Eu represento Jesus na Terra. Gerações de Servos de Deus influenciaram sua nação. Eu irei influenciar a minha e levá-la a caminhar para a Ordem e o Progresso.
“Deus nunca muda. Ore para que nós, o Seu povo, mudemos.” Landa Lea
terça-feira, 31 de julho de 2012
Único e Incomparável
Essa canção do Pregador Luo expressa aquilo que o Senhor representa para mim. Ele é sem dúvida Único e Incomparável. E o mais lindo é que no finalzinho a música fala sobre o amor Dele por mim. Eu também sou única para Ele. Ele olha para cada filho de uma forma única.
Apreciem a canção. Garanto que vão gostar.
Sem você meu mundo é triste
Sem você minha alma desiste
Sem você eu me sinto perdido no mundo de solidão
Onde os rostos são estranhos e me dizem não
A vida muda de peso e eu me sinto um indefeso
Igual a um afogado que não soube nadar
Apenas dois pulmões sofrendo com faltar de ar
E onde quer que eu vá se sua voz não está
Fica estreito pra mim difícil poder suportar
Sua ausência neste mundo seria um horror
Mas porque tu estás aqui que eu acredito no amor
Pra mim você é único incomparável
É porque você existe que eu não me acabo
A sua companhia é boa e agradável
Sem você a minha vida seria insuportável
Sempre que eu penso que você também me ama
Minha alma desencana e toda culpa vai embora
É por isso que meu simples coração te adora
Sempre cuidou das minhas feridas
Sempre cuidou de toda minha vida
Sempre me cercou nunca parou de me guardar
E toda vez que eu erro consegue me perdoar
Eu nunca conheci ninguém que fosse assim
Tão bom e tão gentil como você é pra mim
Nosso amor teve começo mas nunca vai ter fim
Incomparável és pra mim
Minha historia de amor com você não tem fim
Se estou triste, doente ou cansado
Sua mão toca meu rosto e eu fico curado
Amor da minha vida meu bem inigualável
Você pra mim é tudo único e incomparável
Por sua causa eu atravessei a atmosfera
Por sua causa eu desci até o centro da terra
Peguei de volta a chave da vida e te devolvi
E ninguém vai apagar a chama que eu próprio acendi
Por amor, foi por amor somente por amor
Apreciem a canção. Garanto que vão gostar.
Sem você meu mundo é triste
Sem você minha alma desiste
Sem você eu me sinto perdido no mundo de solidão
Onde os rostos são estranhos e me dizem não
A vida muda de peso e eu me sinto um indefeso
Igual a um afogado que não soube nadar
Apenas dois pulmões sofrendo com faltar de ar
E onde quer que eu vá se sua voz não está
Fica estreito pra mim difícil poder suportar
Sua ausência neste mundo seria um horror
Mas porque tu estás aqui que eu acredito no amor
Pra mim você é único incomparável
É porque você existe que eu não me acabo
A sua companhia é boa e agradável
Sem você a minha vida seria insuportável
Sempre que eu penso que você também me ama
Minha alma desencana e toda culpa vai embora
É por isso que meu simples coração te adora
Sempre cuidou das minhas feridas
Sempre cuidou de toda minha vida
Sempre me cercou nunca parou de me guardar
E toda vez que eu erro consegue me perdoar
Eu nunca conheci ninguém que fosse assim
Tão bom e tão gentil como você é pra mim
Nosso amor teve começo mas nunca vai ter fim
Incomparável és pra mim
Minha historia de amor com você não tem fim
Se estou triste, doente ou cansado
Sua mão toca meu rosto e eu fico curado
Amor da minha vida meu bem inigualável
Você pra mim é tudo único e incomparável
Por sua causa eu atravessei a atmosfera
Por sua causa eu desci até o centro da terra
Peguei de volta a chave da vida e te devolvi
E ninguém vai apagar a chama que eu próprio acendi
Por amor, foi por amor somente por amor
segunda-feira, 30 de julho de 2012
Fé
Fé, infelizmente, virou um jargão do evangeliques. Diz-se "Fé em Deus isso acontecerá" sem ao menos crer que de fato é possível. Fé não é um sentimento, não se baseia nas suas emoções, independe do seu estado atual e requer ações. A fé deve ser praticada, pois a fé sem ações é morta.
Hebreus 11 diz que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, ou seja, ela não vacila mas permanece constante suportando vendavais. O texto também diz que a fé é a prova das coisas que se não vêem. Logo, quando você não estiver vendo uma solução, sua fé é a prova de que aquilo que você espera vai acontecer. Sua fé é que te dá direito a receber aquilo que lhe foi prometido... é como se fosse um contrato entre você e Deus.
A sua atual situação poderá ser mudada em um segundo se você tiver fé... no segundo exato de Deus, pois no tempo Dele todas as coisas são perfeitas.
Noé, o louco de sua geração, agradou a Deus pela sua fé. Ele agiu em obediência e construi a arca, mesmo sem ver sinal de chuva. A obediência somada a fé irá garantir o seu sucesso.
Decida crer, de todo o seu coração, que tudo aquilo que o Senhor tem para você irá se cumprir. Não olhe para as circunstâncias. Fixe os seus olhos no Papai, creia e obedeça.
Hebreus 11 diz que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, ou seja, ela não vacila mas permanece constante suportando vendavais. O texto também diz que a fé é a prova das coisas que se não vêem. Logo, quando você não estiver vendo uma solução, sua fé é a prova de que aquilo que você espera vai acontecer. Sua fé é que te dá direito a receber aquilo que lhe foi prometido... é como se fosse um contrato entre você e Deus.
A sua atual situação poderá ser mudada em um segundo se você tiver fé... no segundo exato de Deus, pois no tempo Dele todas as coisas são perfeitas.
Noé, o louco de sua geração, agradou a Deus pela sua fé. Ele agiu em obediência e construi a arca, mesmo sem ver sinal de chuva. A obediência somada a fé irá garantir o seu sucesso.
Decida crer, de todo o seu coração, que tudo aquilo que o Senhor tem para você irá se cumprir. Não olhe para as circunstâncias. Fixe os seus olhos no Papai, creia e obedeça.
Dicas da Sandy
Amei essas dicas de Maquiagem da Sandy. São simples, mas fundamentais. Coisas que toda mulher deve saber!!!
terça-feira, 24 de julho de 2012
Alimente-se diariamente
Sempre fui fã de uma boa leitura. Desde nova, a literatura me atraiu. Shakespeare, Pedro Bandeira, Antoine de Saint, Tolkien e Lewis parecem ter em mãos as ferramentas necessárias para prender minha atenção nos livros. Acredito que pode-se conhecer muito sobre uma pessoa levando-se em conta aquilo que ela gosta de lê.
Apesar de gostar muito dos autores citados, posso afirmar que o meu livro preferido, aquele que eu leio desde criança e que sempre traz novidades para mim, é a Bíblia. Não falo de uma prática religiosa, mas de algo que realmente me traz um prazer imenso. Aos 10 anos, meu pai me ensinou que só poderia brincar depois que lesse a Palavra e entregasse para ele um resumo daquilo que eu havia entendido. Fui instruída no caminho e desde então tenho aprendido a amar a Palavra.
A Bíblia é um livro que nunca envelhece. Nele há infinitas revelações e segredos da parte de Deus. É impressionante a forma linda como Deus me fala de formas diferentes em um mesmo texto da Bíblia. A Palavra é sempre viva e sempre salta ao meu coração.
Me preocupa a forma como os jovens têm deixado a meditação na palavra em segundo plano. Faz-se tudo para depois tentar arrumar tempo para a Palavra, colocando como superfluo aquilo que é essencial para sobrevivência... afinal, você já viu alguém sobreviver sem se alimentar? Quantas horas você consegue ficar sem comida? E sem a Palavra? A Bíblia é o seu alimento espiritual, e se você ficar muito tempo sem ela irá morrer espiritualmente.
Dê importância àquilo que de fato é crucial para sua vida. Organize-se para que nunca falte tempo para você diariamente se alimentar da Palavra. Priorize Deus. Uma vida de meditação na Palavra é uma forma de expressar o seu amor a Ele.
"Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.” Josué 1:8.
Apesar de gostar muito dos autores citados, posso afirmar que o meu livro preferido, aquele que eu leio desde criança e que sempre traz novidades para mim, é a Bíblia. Não falo de uma prática religiosa, mas de algo que realmente me traz um prazer imenso. Aos 10 anos, meu pai me ensinou que só poderia brincar depois que lesse a Palavra e entregasse para ele um resumo daquilo que eu havia entendido. Fui instruída no caminho e desde então tenho aprendido a amar a Palavra.
A Bíblia é um livro que nunca envelhece. Nele há infinitas revelações e segredos da parte de Deus. É impressionante a forma linda como Deus me fala de formas diferentes em um mesmo texto da Bíblia. A Palavra é sempre viva e sempre salta ao meu coração.
Me preocupa a forma como os jovens têm deixado a meditação na palavra em segundo plano. Faz-se tudo para depois tentar arrumar tempo para a Palavra, colocando como superfluo aquilo que é essencial para sobrevivência... afinal, você já viu alguém sobreviver sem se alimentar? Quantas horas você consegue ficar sem comida? E sem a Palavra? A Bíblia é o seu alimento espiritual, e se você ficar muito tempo sem ela irá morrer espiritualmente.
Dê importância àquilo que de fato é crucial para sua vida. Organize-se para que nunca falte tempo para você diariamente se alimentar da Palavra. Priorize Deus. Uma vida de meditação na Palavra é uma forma de expressar o seu amor a Ele.
"Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.” Josué 1:8.
segunda-feira, 23 de julho de 2012
Nem tudo vai ser tão fácil...
Você já se deu conta de que nem tudo na vida é tão fácil como você gostaria que fosse? Já parou para pensar que conquistar algumas coisas exige grande esforço, grandes lutas?
Em Romanos 5 diz que as tribulações produzem paciência, a paciência produz experiência e a experiência a esperança. Parafraseando, as lutas produzem perseverança, e a perseverança produz um caráter aprovado. Quem tem um caráter aprovado tem esperança pois conhece o Amor de Deus.
Quando as coisas estiverem dificeis, se glorie, pois as lutas são um instrumento de Deus para te fortalecer. Grandes batalhas precedem grandes conquistas. As provas te preparam para realização de grandes sonhos.
Deus te gerou para fazer grandes obras, e as lutas servem para que no fim você perceba que o Pai sempre esteve com você durante toda a jornada de sua conquista. Sem as lutas, estaríamos enfadados a crer que conquistamos tudo sozinhos... porém temos um Pai, que com muito cuidado nos permite viver as aflições do mundo para percebermos que sozinhos não somos nada, mas juntos, nós e Ele, somos invencíveis.
Nem tudo vai ser tão fácil... mas não desanime. Persevere, seja aprovado e coloque suas esperanças Nele. Se a luta estiver sendo muito grande, alegre-se e espere por grandes conquistas.
Em Romanos 5 diz que as tribulações produzem paciência, a paciência produz experiência e a experiência a esperança. Parafraseando, as lutas produzem perseverança, e a perseverança produz um caráter aprovado. Quem tem um caráter aprovado tem esperança pois conhece o Amor de Deus.
Quando as coisas estiverem dificeis, se glorie, pois as lutas são um instrumento de Deus para te fortalecer. Grandes batalhas precedem grandes conquistas. As provas te preparam para realização de grandes sonhos.
Deus te gerou para fazer grandes obras, e as lutas servem para que no fim você perceba que o Pai sempre esteve com você durante toda a jornada de sua conquista. Sem as lutas, estaríamos enfadados a crer que conquistamos tudo sozinhos... porém temos um Pai, que com muito cuidado nos permite viver as aflições do mundo para percebermos que sozinhos não somos nada, mas juntos, nós e Ele, somos invencíveis.
Nem tudo vai ser tão fácil... mas não desanime. Persevere, seja aprovado e coloque suas esperanças Nele. Se a luta estiver sendo muito grande, alegre-se e espere por grandes conquistas.
terça-feira, 17 de julho de 2012
Descansar
Sabe aquele dia em que tudo dá errado? Aquele dia difícil que se você pudesse apagaria da sua história? Todo mundo vive dias assim. Hoje, foi um dia desses pra mim. Então parei e pensei: O que Jesus faria em um momento complicado como esse?
Jesus, sem dúvida nenhuma, dencansaria no Pai. Ele tinha intimidade com o Pai e sabia que estava cuidando Dele o tempo todo. Ele estava no Pai, e estar no Pai é estar em um lugar de repouso, de descanso. É bom estar na presença do Pai como filho... isso nos protege.
Eu decidi descansar hoje. Poderia ter me desesperado, mas não fiz. Poderia ter clamado, chorado, gritado, mas apenas descansei. Vivi todo o dia de hoje como se nada estivesse acontecendo... apenas descansando. No final do dia, recebi um presente de Deus... Percebi que tudo o que eu passei foi para Ele me dar um presente pelo qual eu estava orando faz um bom tempo. Sabe aquelas surpresinhas, aqueles mimos que o Papai faz e nos deixa radiantes!? Foi assim.
Se você tem passado por momentos dificeis, entre na presença de Deus como filho. Descanse no colo do seu Pai. Ele vai te surpreender... e quando a ventania passar você verá que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
Jesus, sem dúvida nenhuma, dencansaria no Pai. Ele tinha intimidade com o Pai e sabia que estava cuidando Dele o tempo todo. Ele estava no Pai, e estar no Pai é estar em um lugar de repouso, de descanso. É bom estar na presença do Pai como filho... isso nos protege.
Se você tem passado por momentos dificeis, entre na presença de Deus como filho. Descanse no colo do seu Pai. Ele vai te surpreender... e quando a ventania passar você verá que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
segunda-feira, 16 de julho de 2012
Sinceridade
Você tem sido sincero com Deus? Suas orações são um retrato de sua vida ou são frases feitas? Nos últimos dias, Deus tem me levado a pensar nisso. Ele não quer de nós orações bonitas com palavras bem formuladas... Ele quer o nosso coração. Ele quer uma oração sincera da nossa parte... não é a oração mais profética, não é a oração mais poética, é a mais sincera! É importante você fazer declarações proféticas e o mundo espiritual respeita isso, mas não as substitua pelas orações sinceras.
Fale pra Ele como você realmente tem se sentido, conte para Ele suas vitórias e também suas derrotas. Fale sobre seus anseios, suas vontades, seus sonhos... Fale o que você falaria para seu melhor amigo... não tem amigo melhor que Ele. E depois que falar tudo, se cale e deixe Ele falar com você. Converse com Deus. Ele espera por isso. Ele te criou para ser seu melhor amigo.
Isso tem mudado minha vida e me levado a um nível novo em meu relacionamento com Deus. Entender que Ele deseja ouvir o meu coração me fez perceber o cuidado Dele comigo. Ouvir a voz Dele me leva pro seu caminho e me fortalece para decidir estar com Ele todos os dias da minha vida, vivendo os planos Dele para mim.
Experimente. Vai mudar sua vida.
"Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos." Pv 23:26
Fale pra Ele como você realmente tem se sentido, conte para Ele suas vitórias e também suas derrotas. Fale sobre seus anseios, suas vontades, seus sonhos... Fale o que você falaria para seu melhor amigo... não tem amigo melhor que Ele. E depois que falar tudo, se cale e deixe Ele falar com você. Converse com Deus. Ele espera por isso. Ele te criou para ser seu melhor amigo.
Isso tem mudado minha vida e me levado a um nível novo em meu relacionamento com Deus. Entender que Ele deseja ouvir o meu coração me fez perceber o cuidado Dele comigo. Ouvir a voz Dele me leva pro seu caminho e me fortalece para decidir estar com Ele todos os dias da minha vida, vivendo os planos Dele para mim.
Experimente. Vai mudar sua vida.
"Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos." Pv 23:26
Pavão Pavãozinho
No último sábado, dia 14/07, ensinei uma coreografia para a Cia de Dança Profética Ágape. Bem diferente do que geralmente fazemos, a dança gerou um pouquinho de frio na barriga das meninas... sambar não é para qualquer um não... mas elas se sairam super bem (modéstia a parte).
E para você que acha que crente não samba, te digo amigo: Crente samba sim! Crente só não rebola!!!
Curtam nossa dança da Música Pavão Pavãozinho da Fernanda Brum!!!
domingo, 15 de julho de 2012
Dançar...
Dançar é a minha forma de tentar tocar o coração Dele. Minha expressão, ao meu melhor Amigo. Ao meu Noivo. Àquele a quem minha alma ama.
Quando eu danço, meu espírito se conecta ao Espírito. Minha alma se enche de alegria. Minha razão se concentra naquele que é único. O único digno.
Eu consigo entrar em um atmosfera diferente. Consigo chamar a atenção Dele pra mim. Eu sei, certamente, que Ele recebe, não passos, mas o meu coração, minha adoração.
Não falo de uma apresentação, falo de um estilo de vida. Adoração. Dançar é... relacionamento.
Quando eu danço, meu espírito se conecta ao Espírito. Minha alma se enche de alegria. Minha razão se concentra naquele que é único. O único digno.
Eu consigo entrar em um atmosfera diferente. Consigo chamar a atenção Dele pra mim. Eu sei, certamente, que Ele recebe, não passos, mas o meu coração, minha adoração.
Não falo de uma apresentação, falo de um estilo de vida. Adoração. Dançar é... relacionamento.
Missão Ágape
Se existe algo que me atrai é a Política. Não a politicagem mas, em essência, a unidade moral conceituada por Aristóles, a quem devemos os preceitos iniciais e primordiais da minha mais amada Ciência. Em sumo, política é cuidar do bem-comum. É se importar com a sociedade e, por consequência, com a sua base: a família.
Tenho um sonho: Fazer a diferença na minha sociedade. Me alegra quando vejo os políticos da Bíblia e sinto que estou no caminho certo, sonhando com uma sociedade justa e solidária. Calma, essa não é mais uma daquelas propagandas eleitorais... é apenas um alerta para você que acha que política é coisa de gente careta. Política é coisa de gente que se preocupa com o próximo... com a nação, com a sociedade, com a família. Trata-se de um processo em que um, sem o outro, é nulo, e o menor completa o maior.
Ontem, dia 14/07, foi o primeiro Culto Missão Ágape da Juventude Ágape de Belo Horizonte. Os jovens levaram alimentos não perecíveis para abençoar as famílas que estão passando por necessidades em nossa igreja. Confesso que me emocionei quando vi tantos jovens envolvidos nesse projeto. Fizemos política ontem. Colaboramos com nossa sociedade seguindo os princípios bíblicos. Isso é política! Apenas o começo de um grande projeto que vem do coração de Deus.
Se você, Jovem Cristão, não se importar com sua sociedade, não trabalhar para que ela mude e não for um ser político, quem fará isso? Nossa sociedade espera uma resposta. Seja você essa resposta.
Conheça mais do Projeto Missão Ágape através do site da nossa rede. Clique Aqui
Tenho um sonho: Fazer a diferença na minha sociedade. Me alegra quando vejo os políticos da Bíblia e sinto que estou no caminho certo, sonhando com uma sociedade justa e solidária. Calma, essa não é mais uma daquelas propagandas eleitorais... é apenas um alerta para você que acha que política é coisa de gente careta. Política é coisa de gente que se preocupa com o próximo... com a nação, com a sociedade, com a família. Trata-se de um processo em que um, sem o outro, é nulo, e o menor completa o maior.
Ontem, dia 14/07, foi o primeiro Culto Missão Ágape da Juventude Ágape de Belo Horizonte. Os jovens levaram alimentos não perecíveis para abençoar as famílas que estão passando por necessidades em nossa igreja. Confesso que me emocionei quando vi tantos jovens envolvidos nesse projeto. Fizemos política ontem. Colaboramos com nossa sociedade seguindo os princípios bíblicos. Isso é política! Apenas o começo de um grande projeto que vem do coração de Deus.
Se você, Jovem Cristão, não se importar com sua sociedade, não trabalhar para que ela mude e não for um ser político, quem fará isso? Nossa sociedade espera uma resposta. Seja você essa resposta.
Conheça mais do Projeto Missão Ágape através do site da nossa rede. Clique Aqui
sexta-feira, 13 de julho de 2012
Herança do Meu Pai
Todo filho herda algo de seus pais. Sejam traços físicos, personalidades ou até mesmo bens. Algo que herdei do meu pai foi o amor pela música. Meu pai é professor de música, e todos os dias (todos mesmo) eu acordo ouvindo os sons do violão, da guitarra, do baixo e da bateria de seus alunos. Meu pai ama a música, e me ensinou desde nova a amar também. Sou eclética, e consigo apreciar todos os estilos, afinal a beleza não está no ritmo, mas na arte de produzir melodias, principalmente quando elas são feitas com o intuito de tocar o coração de Deus.
Hoje, 13/07, é o Dia Internacional do Rock. Segundo Nelson Bomilcar, apresentador do programa Sons do Coração, Rock é uma manisfestação musical de contra-cultura. É um estilo que atravessa gerações. É rica em informação sonora e, acrescento eu, perfeita na arte de Evangelizar. Sim, eu vejo o evangelismo como uma arte e o Rock como um instrumento para levar o nome de Jesus. Bandas como Resgate, Fruto Sagrado, Oficina G3, Virtud são a prova viva de que o rock não é do diabo. O Rock é a manifestação da multi sabedoria de Deus e afirmo, com toda certeza do meu coração, que Deus ama o rock, pois Ele ama todos as expressões de adoração a Ele. Se criaram o rock com a intenção de adorar ao diabo, sinto informar, mas ele perdeu essa!
Para os Rockeiros de Jesus, deixo uma música que retrata bem o rock sendo utilizado como instrumento de Deus na vida dos jovens. Curtam o som do Resgate na música Rock da Vovó.
Hoje, 13/07, é o Dia Internacional do Rock. Segundo Nelson Bomilcar, apresentador do programa Sons do Coração, Rock é uma manisfestação musical de contra-cultura. É um estilo que atravessa gerações. É rica em informação sonora e, acrescento eu, perfeita na arte de Evangelizar. Sim, eu vejo o evangelismo como uma arte e o Rock como um instrumento para levar o nome de Jesus. Bandas como Resgate, Fruto Sagrado, Oficina G3, Virtud são a prova viva de que o rock não é do diabo. O Rock é a manifestação da multi sabedoria de Deus e afirmo, com toda certeza do meu coração, que Deus ama o rock, pois Ele ama todos as expressões de adoração a Ele. Se criaram o rock com a intenção de adorar ao diabo, sinto informar, mas ele perdeu essa!
Para os Rockeiros de Jesus, deixo uma música que retrata bem o rock sendo utilizado como instrumento de Deus na vida dos jovens. Curtam o som do Resgate na música Rock da Vovó.
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Ouvindo o Coração de Deus
Você já sentiu medo? Medo de errar, medo de não dar certo, medo de não conseguir... medo?
Hoje eu senti isso... aquele frio na barriga por algumas decisões que preciso tomar e por medo de não conseguir algumas coisas que meu coração deseja tanto... então fui orar! Comecei a chorar e pedi pra Deus falar comigo, e Ele não me disse nada. Eu continuei chorando, clamando e Ele continuava em silêncio. Então eu também me calei e senti uma paz no meu coração. No silêncio, Deus falou comigo. No silêncio, Ele me mandou descansar. Foi a primeira vez que Deus falou comigo no silêncio. Amo suas multiformas de se expressar a mim.
Hoje eu senti isso... aquele frio na barriga por algumas decisões que preciso tomar e por medo de não conseguir algumas coisas que meu coração deseja tanto... então fui orar! Comecei a chorar e pedi pra Deus falar comigo, e Ele não me disse nada. Eu continuei chorando, clamando e Ele continuava em silêncio. Então eu também me calei e senti uma paz no meu coração. No silêncio, Deus falou comigo. No silêncio, Ele me mandou descansar. Foi a primeira vez que Deus falou comigo no silêncio. Amo suas multiformas de se expressar a mim.
terça-feira, 10 de julho de 2012
As 4 Estações, a Árvore e Eu
Inverno. Sempre que ele me visita traz sua namorada, a senhorita gripe, que mesmo não sendo bem-vinda insiste em ficar na minha casa por dias e dias. Eu odeio odiava o inverno, até ontem. Antes de dormir, tenho sempre o costume de pedir a Deus que fale comigo, e ontem Ele me falou sobre as quatro estações, a àrvore e eu.
Na primavera as árvores se enchem de flores, anunciando os frutos que estão por vir. É tempo de esperanças, tempo de sonhos.
O verão é um tempo de frutificação, e é impossível colher os frutos da nossa semeadura sem alegrar-se. O verão marca um tempo de alegria, um tempo de conquistas, um tempo onde as árvores ficam carregadas de deliciosos frutos.
No outono as folhas das árvores caem. Elas começam a se preparar para o inverno iminente e a poupar energia para sobreviver a ele.
O inverno é um tempo de grandes dificuldades para as árvores, e ao olharmos para ela poderemos até pensar que já não há mais esperança de vida. Porém, a primavera renasce trazendo de volta a esperança dos frutos.
A nossa vida é realmente como a das árvores. Passamos por momentos de sonhos e de grandes esperanças e logo colhemos os frutos de conquistas e vitórias. Porém existem dias que as nossas folhas caem, que as esperanças vão embora e logo vêm as lutas, as provas, as dificuldades... o frio. O inverno é a estação que precisamos ser mais fortes, pois mesmo que pareça já não haver mais vida, a primavera sempre retorna para aqueles que amam e confiam em Deus.
Depois de ouvir Deus me falar tudo isso, agradeci a Ele pelos invernos. Eles me deixaram mais fortes. Deus criou o inverno para as árvores e para os humanos, pois é nos momentos mais difíceis que somos provados e aprovados para que venha a primavera.
Na primavera as árvores se enchem de flores, anunciando os frutos que estão por vir. É tempo de esperanças, tempo de sonhos.
O verão é um tempo de frutificação, e é impossível colher os frutos da nossa semeadura sem alegrar-se. O verão marca um tempo de alegria, um tempo de conquistas, um tempo onde as árvores ficam carregadas de deliciosos frutos.
No outono as folhas das árvores caem. Elas começam a se preparar para o inverno iminente e a poupar energia para sobreviver a ele.
O inverno é um tempo de grandes dificuldades para as árvores, e ao olharmos para ela poderemos até pensar que já não há mais esperança de vida. Porém, a primavera renasce trazendo de volta a esperança dos frutos.
A nossa vida é realmente como a das árvores. Passamos por momentos de sonhos e de grandes esperanças e logo colhemos os frutos de conquistas e vitórias. Porém existem dias que as nossas folhas caem, que as esperanças vão embora e logo vêm as lutas, as provas, as dificuldades... o frio. O inverno é a estação que precisamos ser mais fortes, pois mesmo que pareça já não haver mais vida, a primavera sempre retorna para aqueles que amam e confiam em Deus.
Depois de ouvir Deus me falar tudo isso, agradeci a Ele pelos invernos. Eles me deixaram mais fortes. Deus criou o inverno para as árvores e para os humanos, pois é nos momentos mais difíceis que somos provados e aprovados para que venha a primavera.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo. Salmos 1:3
sexta-feira, 6 de julho de 2012
O Amor Segundo Deus
Desde os primórdios, o homem busca saber o que é o amor. Segundo Platão, o amor é falta, insuficiência, necessidade, e, ao mesmo tempo, desejo de adquirir e de conquistar o que não se possui. Segundo Camões, amor é fogo que arde sem se ver; é ferida que dói e não se sente; é um contentamento descontente; é dor que desatina sem doer. Freud, em uma carta a Jung diz que a Psicanálise é, em essência, uma cura pelo amor.
Nesse busca interniminável pelo amor, vamos parar pra pensar o que diz a Bíblia a respeito. Em I João 4:19 diz que “Deus nos amou primeiro”. O primeiro amor veio Dele. Ele criou o amor e é, sem sombra de dúvida, a maior expressão de amor existente. Ele olhou para nós e decidiu nos amar. Não foi uma mistura de sentimentos, emoções e com certeza Ele não sentiu borboletas no estomâgo. Foi uma decisão séria e radical. E porque Ele nos amou enviou o seu Filho Unigênito para morrer em nosso lugar (João 3:16). Isso é amor.
Amor não é apenas um sentimento. Amor é atitude e só entendemos isso quando olhamos para a cruz. A cruz representa o amor, e não vários coraçõezinhos desenhados em um papel. Só através da vida de Jesus é que podemos entender o que de fato é o Amor. Amor é escolha. Deus escolheu nos amar. Jesus escolheu morrer na cruz. Do que adianta você dizer que ama alguém se suas atitudes demonstrarem o contrário? A atitude de entrega de Jesus é que prova o seu amor por nós.
Amor não é isso que mostra as novelas e os filmes. O nome disso é paixão. O amor não acaba depois de decepções e frustrações. O amor é eterno e nada pode nos separar do amor de Deus. “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 8:38-39)
Perdoem-me os filósofos e os poetas, mas não há melhor definição para o amor do esta: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha." (I Co 13:4-8)
Abra sua mente e de fato decida amar a Deus e a ao seu próximo, demonstrando com suas atitudes. E lembre-se: Amor é escolha.
Fazer a Diferença
"Ser Diferente" e "Fazer a Diferença" são coisas bem "Diferentes"... Não é redundância, é fato! Uma pessoa pode optar por "Ser Diferente" e não "Fazer a Diferença" na vida de ninguém! "Ser diferente" é importante (Ser santo, separado, diferente do mundo), mas "Fazer a Diferença" é essencial! Há pessoas morrendo no mundo esperando por outras que "Façam a Diferença" em suas vidas! Jesus não era apenas um cara diferente... ELE FEZ A DIFERENÇA. Eu não quero ser apenas uma pessoa Diferente... quero Fazer a Diferença... mesmo!
quinta-feira, 5 de julho de 2012
Pincel para Corretivo e Base
Aos 16 anos fiz um curso que Auto maquiagem para Adolescentes e desde então me tornei fã número 01 de maquiagem. Neste blog vou compartilhar com vocês o pouco que sei e tudo o que eu vir a descobrir a respeito dessa arte linda que é maquiar-se.
Quero deixar uma dica para vocês que faz toda a diferença na preparação da pele: Pincel para Corretivo e Base. Para aquelas que não sabem, a preparação da pele consiste na limpeza facial e na aplicação de corretivo, base e pó. Envolve também tônicos e prime, mas eu particularmente não uso nenhum dos dois, embora recomende.
O pincel para corretivo e base tem as cerdas mais durinhas do que os pinceis normais (Vejam figura abaixo) e com ele você consegue um efeito uniforme que é impossível conseguir com as pontas dos dedos.
Esses pinceis na Natura, Boticário, Racco e empresas similares são bem caros. Indico para vocês as Lojas Rede. Comprei o meu lá bem baratinho, e ele tem uma excelente qualidade.
Façam o teste incluindo esse pincel no seu kit de maquiagens e depois me contem o resultado.
Quero deixar uma dica para vocês que faz toda a diferença na preparação da pele: Pincel para Corretivo e Base. Para aquelas que não sabem, a preparação da pele consiste na limpeza facial e na aplicação de corretivo, base e pó. Envolve também tônicos e prime, mas eu particularmente não uso nenhum dos dois, embora recomende.
O pincel para corretivo e base tem as cerdas mais durinhas do que os pinceis normais (Vejam figura abaixo) e com ele você consegue um efeito uniforme que é impossível conseguir com as pontas dos dedos.
Esses pinceis na Natura, Boticário, Racco e empresas similares são bem caros. Indico para vocês as Lojas Rede. Comprei o meu lá bem baratinho, e ele tem uma excelente qualidade.
Façam o teste incluindo esse pincel no seu kit de maquiagens e depois me contem o resultado.
quarta-feira, 4 de julho de 2012
Neemias: O Gerente de Deus
Jerusalém estava assolada.
Seus muros haviam sido fendidos, suas portas queimadas e o povo vivia em uma
situação precária e insegura. Porém, Deus tinha um propósito para aquela cidade:
Reedificá-la. Tratava-se de um empreendimento que exigiria pessoas
compromissadas, fiéis, guerreiras e esforçadas, e essas pessoas precisariam de
um líder, um gerente para essa grande obra. Foi em Neemias que o Senhor
encontrou esse líder, e a ele entregou o seu empreendimento.
· Unidade: Resiquito para o sucesso
· Os Inimigos da Obra.
· Mantendo a Conquista
· Por que Neemias foi escolhido para restaurar os Muros de Jerusalém?
O Senhor busca por pessoas que se importem com as causas Dele. Ele busca àqueles com os quais ele poderá contar para desenvolver os seus sonhos e projetos na Terra. O Senhor achou essa pessoa em Neemias.
2) Porque ele Orava: No primeiro capítulo, vemos uma oração sincera de Neemias, que se humilha e se coloca como um intercessor diante de Deus, confessando sua dependência Nele. Neemias faz uma oração de confissão pelos pecados de todo o povo e de arrependimento, e clama pela misericórdia e o favor de Deus.
Oração é a chave para o sucesso de qualquer empreendimento. O Senhor jamais escolheria para restaurar os muros uma pessoa que não tivesse vida de oração, pois na primeira batalha esse desistiria. A oração forja o caráter indesistível de um guerreiro, e o Senhor precisa de verdadeiros intercessores para guerrear pelas suas causas.
3) Porque ele se relacionava bem com suas autoridades: O segundo capítulo de Neemias nos mostra que ele tinha um excelente relacionamento com o Rei. Prova disso foi a preocupação do Rei com a tristeza de Neemias. Neemias achou graça perante o Rei e a Rainha, que o permitiu ir até Jerusalém reconstruir os muros. Neemias era respeitado por Artaxerxes, o homem mais poderoso do mundo na época.
Não bastando isso, o Rei deu a Neemias o material necessário para o empreendimento e deixou capitães do exército e cavaleiros a disposição dele. Isso nos mostra um princípio poderoso: Todo empreendimento que Deus lhe der virá com a provisão Dele.
4) Porque Neemias dependia de Deus: Em Neemias 2:20 vemos a seguinte declaração: “O Deus dos céus é o que nos fará prosperar.” Percebemos aqui que Neemias dependia de Deus. Ele sabia que não era na força do seu braço que esse empreendimento teria sucesso. Ele tinha convicção que o Sucesso viria de Deus. Deus faria aquela obra prosperar pois a obra era Dele.
1) Aquelas que não se submetem ao trabalho: Neemias 3:5
A Bíblia nos fala sobre os nobres dos Tecoítas, que não se submeteram a Neemias e não trabalharam na reconstrução dos muros. Esse tipo de pessoa traz peso à equipe, pois se o trabalho é divido e alguém deixa de fazer sua parte, logo estará trazendo mais trabalho para aqueles que já estão executando sua função. A obra não pode deixar de ser feita, e quando não contribuimos estamos atrapalhando e dificultando o trabalho de outros.
2) Aqueles que enfrentam suas debilidades pelo bem da equipe: Neemias 3:20
A Bíblia nos fala sobre Baruque, que mesmo com ardor reconstrui sua parte do muro. A bíblia não deixa claro qual era o “ardor” de baruque, mas entende-se que ele tinha uma dificuldade, que para ele era mais difícil realizar sua tarefa do que para os outros. Talvez ele tivesse até uma desculpa para não obedecer a Neemias, mas ele tinha um coração com Israel, sua equipe, e passou por cima de suas dificuldades, e com ardor fez a sua parte pois ele sabia a importância do seu papel na equipe. Ele tinha um espírito de unidade.
A unidade é peça fundamental para o sucesso de qualquer equipe. Quando há unidade, a obra a ser realizada se completa sem que haja peso para ninguém. Assim como Baruque, precisamos entender que nosso papel é fundamental na equipe e enfrentar nossas dificuldades sem deixar de desempenhar a função que nos foi designada.
Neemias 4:6 diz que o coração do povo se inclinava a trabalhar. A equipe tinha um propósito, um coração unido e disposto a trabalhar para que a obra fosse findada.
· Inimigos da obra
No decorrer do livro de Neemias percebemos que inimigos se levantam para deter a obra. O Diabo vem para matar roubar e destruir, e ouso dizer que ele tem prazer em matar sonhos, roubar projetos e destruir empreendimentos que Deus dá ao homem para que conclua.
Existem dois tipos de inimigos da obra:
1) O inimigo externo: É aquele que está de fora, observando sua conquista e desejando ver o seu fracasso. Neemias 4 demonstra esse tipo de inimigo na figura de Sambalate, Tobias e seus aliados, que se levantam para derrubar os muros de Jerusálem, que já estavam reconstruídos até a metade graças a unidade do povo. No capítulo 6 de Neemias esses mesmos inimigos tentam enganar Neemias para que ele se distraísse e a obra parasse. Porém, a resposta de Neemias para eles foi: “Faço uma grande obra de modo que não poderei descer; Por que cessaria esta obra enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?”
A forma correta de lidar com esse inimigo é estar pronto para guerrear com ele, sem deixar de fazer a obra. Em Neemias 4:16-23 vemos que o povo em uma mão carregava a arma e na outra o instrumento de seu trabalho. O povo estava preparado para a Guerra eminente, mas não parou em momento algum de reconstruir os muros de Jerusálem.
· Mantendo a Conquista
Após a obra ter sido concluída Neemias teve o cuidado de zelar para manter a conquista e impedir que os inimigos novamente tomassem a cidade e destruissem os muros.
As medidas tomadas pro Neemias foram:
2) Ensinou a lei ao povo: Com a ajuda do Sacerdote Esdras e dos levitas, Neemias ensinou a lei a todo o povo. Eles não só leram a lei diante do povo, mas explicavam o sentido de tudo o que estava escrito para que o povo não só ouvisse mas entendesse.
Após ensinar a Lei ao povo, Neemias celebrou Festa ao Senhor. Não basta entender os mandamentos do Senhor, é preciso cumprí-los. Neemias celebrou a Festa de Tabernáculos para cumprir a Lei. No mesmo mês o povo confessou e se arrependeu de seus pecados.
Obedecer a lei nos leva a manter nossas conquistas e a conquistar coisas maiores ainda.
3) Estabeleceu aliança com Deus: Neemias levou todo povo de Israel a estabelecer aliança com o Senhor, pois um povo sem aliança perece. Sem alianças, as conquistas não só deixam de acontecer como há perdas daquilo que já foi conquistado.
Esse estudo foi elaborado
tendo em vista o Livro de Neemias e visa demostrar como foi possível a
restauração de Jerusalém através dos seguintes pontos:
· Por que
Neemias foi escolhido para restaurar os Muros de Jerusalém?· Unidade: Resiquito para o sucesso
· Os Inimigos da Obra.
· Mantendo a Conquista
· Por que Neemias foi escolhido para restaurar os Muros de Jerusalém?
1)
Porque ele se importava: No primeiro capítulo
vemos a preocupação de Neemias com os Judeus e com Jerusalem. Neemias estava seguro no castelo do rei,
sendo coopeiro do Rei. Segundo a editora Advir Histórias Bíblicas, o coopeiro”
era uma pessoa de muita confiança do rei e servia também como um conselheiro.”
Neemias estava em posição de conforto se comparado aos seus conterrâneos.
Apesar disso, Neemias se importava com seus irmãos Judeus e com sua Nação, pois
sabia que assim também era o coração de Deus.
O
texto de Neemias 5:14-19 nos mostra que Neemias abriu mão de seus benefícios
como Governador por amor ao povo que estava padecendo e por amor a Jerusalém. O Senhor busca por pessoas que se importem com as causas Dele. Ele busca àqueles com os quais ele poderá contar para desenvolver os seus sonhos e projetos na Terra. O Senhor achou essa pessoa em Neemias.
2) Porque ele Orava: No primeiro capítulo, vemos uma oração sincera de Neemias, que se humilha e se coloca como um intercessor diante de Deus, confessando sua dependência Nele. Neemias faz uma oração de confissão pelos pecados de todo o povo e de arrependimento, e clama pela misericórdia e o favor de Deus.
Oração é a chave para o sucesso de qualquer empreendimento. O Senhor jamais escolheria para restaurar os muros uma pessoa que não tivesse vida de oração, pois na primeira batalha esse desistiria. A oração forja o caráter indesistível de um guerreiro, e o Senhor precisa de verdadeiros intercessores para guerrear pelas suas causas.
3) Porque ele se relacionava bem com suas autoridades: O segundo capítulo de Neemias nos mostra que ele tinha um excelente relacionamento com o Rei. Prova disso foi a preocupação do Rei com a tristeza de Neemias. Neemias achou graça perante o Rei e a Rainha, que o permitiu ir até Jerusalém reconstruir os muros. Neemias era respeitado por Artaxerxes, o homem mais poderoso do mundo na época.
Não bastando isso, o Rei deu a Neemias o material necessário para o empreendimento e deixou capitães do exército e cavaleiros a disposição dele. Isso nos mostra um princípio poderoso: Todo empreendimento que Deus lhe der virá com a provisão Dele.
4) Porque Neemias dependia de Deus: Em Neemias 2:20 vemos a seguinte declaração: “O Deus dos céus é o que nos fará prosperar.” Percebemos aqui que Neemias dependia de Deus. Ele sabia que não era na força do seu braço que esse empreendimento teria sucesso. Ele tinha convicção que o Sucesso viria de Deus. Deus faria aquela obra prosperar pois a obra era Dele.
· Unidade: Requisito para o sucesso
Até
aqui vimos que Deus levantou um líder para seu empreendimento e também que Deus
supriu todo os recursos que seriam necessários a obra. Porém, a obra não se
faria sozinha e Neemias não conseguiria só restaurar todo o muro de Jerusalém.
Visto isso, Deus deu a Neemias uma equipe. Dentro dessa equipe quero destacar
dois tipos de pessoas:1) Aquelas que não se submetem ao trabalho: Neemias 3:5
A Bíblia nos fala sobre os nobres dos Tecoítas, que não se submeteram a Neemias e não trabalharam na reconstrução dos muros. Esse tipo de pessoa traz peso à equipe, pois se o trabalho é divido e alguém deixa de fazer sua parte, logo estará trazendo mais trabalho para aqueles que já estão executando sua função. A obra não pode deixar de ser feita, e quando não contribuimos estamos atrapalhando e dificultando o trabalho de outros.
2) Aqueles que enfrentam suas debilidades pelo bem da equipe: Neemias 3:20
A Bíblia nos fala sobre Baruque, que mesmo com ardor reconstrui sua parte do muro. A bíblia não deixa claro qual era o “ardor” de baruque, mas entende-se que ele tinha uma dificuldade, que para ele era mais difícil realizar sua tarefa do que para os outros. Talvez ele tivesse até uma desculpa para não obedecer a Neemias, mas ele tinha um coração com Israel, sua equipe, e passou por cima de suas dificuldades, e com ardor fez a sua parte pois ele sabia a importância do seu papel na equipe. Ele tinha um espírito de unidade.
A unidade é peça fundamental para o sucesso de qualquer equipe. Quando há unidade, a obra a ser realizada se completa sem que haja peso para ninguém. Assim como Baruque, precisamos entender que nosso papel é fundamental na equipe e enfrentar nossas dificuldades sem deixar de desempenhar a função que nos foi designada.
Neemias 4:6 diz que o coração do povo se inclinava a trabalhar. A equipe tinha um propósito, um coração unido e disposto a trabalhar para que a obra fosse findada.
· Inimigos da obra
No decorrer do livro de Neemias percebemos que inimigos se levantam para deter a obra. O Diabo vem para matar roubar e destruir, e ouso dizer que ele tem prazer em matar sonhos, roubar projetos e destruir empreendimentos que Deus dá ao homem para que conclua.
Existem dois tipos de inimigos da obra:
1) O inimigo externo: É aquele que está de fora, observando sua conquista e desejando ver o seu fracasso. Neemias 4 demonstra esse tipo de inimigo na figura de Sambalate, Tobias e seus aliados, que se levantam para derrubar os muros de Jerusálem, que já estavam reconstruídos até a metade graças a unidade do povo. No capítulo 6 de Neemias esses mesmos inimigos tentam enganar Neemias para que ele se distraísse e a obra parasse. Porém, a resposta de Neemias para eles foi: “Faço uma grande obra de modo que não poderei descer; Por que cessaria esta obra enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?”
A forma correta de lidar com esse inimigo é estar pronto para guerrear com ele, sem deixar de fazer a obra. Em Neemias 4:16-23 vemos que o povo em uma mão carregava a arma e na outra o instrumento de seu trabalho. O povo estava preparado para a Guerra eminente, mas não parou em momento algum de reconstruir os muros de Jerusálem.
2)
O inimigo interno: É aquele que vem para
afetar os relacionamentos da equipe, trazendo divisão. Em Neemias 5 vemos uma
murmuração e uma divisão se formando entre povo, onde havia uma exploração dos
ricos para com os pobres. Os ricos
achavam-se no direito de vender o trigo a um preço caro para aproveitar-se de
uma situação de escassez e enriquecer ainda mais, e os pobres mumuravam pois precisaram
vender suas casas, vinhas e até seus filhos para que pudessem se alimentar.
Esse quadro mostra relacionamentos sendo partidos e pessoas que só pensavam em
si, uma postura inadmissível dentro de uma equipe.
A
forma correta de lidar com a divisão é a repreensão, que traz o concerto. Neemias
repreendeu os ricos e trouxe concerto a
sua equipe. Quando há divisão, é necessário rapidamente trazer luz.
Quando Neemias e sua equipe
terminara de reconstruir os muros de Jerusálem, todos os povos que haviam ao
redor deles temeram pois reconheceram que aquele era um empreendimento de Deus.
· Mantendo a Conquista
Após a obra ter sido concluída Neemias teve o cuidado de zelar para manter a conquista e impedir que os inimigos novamente tomassem a cidade e destruissem os muros.
As medidas tomadas pro Neemias foram:
1)
Estabelecer porteiros, cantores e levitas: Neemias
restaurou o ministério levítico e o serviço na casa do Senhor. Servir ao Senhor
com um coração inteiro é a melhor forma de manter nossas conquista, sabendo que
o servo faz aquilo que o seu Senhor lhe ordena.
2) Ensinou a lei ao povo: Com a ajuda do Sacerdote Esdras e dos levitas, Neemias ensinou a lei a todo o povo. Eles não só leram a lei diante do povo, mas explicavam o sentido de tudo o que estava escrito para que o povo não só ouvisse mas entendesse.
Após ensinar a Lei ao povo, Neemias celebrou Festa ao Senhor. Não basta entender os mandamentos do Senhor, é preciso cumprí-los. Neemias celebrou a Festa de Tabernáculos para cumprir a Lei. No mesmo mês o povo confessou e se arrependeu de seus pecados.
Obedecer a lei nos leva a manter nossas conquistas e a conquistar coisas maiores ainda.
3) Estabeleceu aliança com Deus: Neemias levou todo povo de Israel a estabelecer aliança com o Senhor, pois um povo sem aliança perece. Sem alianças, as conquistas não só deixam de acontecer como há perdas daquilo que já foi conquistado.
Totalmente Eclética
Existem três artistas cristãos que me inspiram (dois cantores e uma banda). Eles são totalmente diferentes entre si, e geralmente quem gosta de um não é muito fã do outro. A verdade é que quem gosta de um deles, geralmente tem preconceito contra os outros dois.
O que eu quero mostrar com esse post é a forma linda como Deus age, através de pessoas totalmente diferentes. Deus não tem preconceitos, e sua multiforme sabedoria se expressa no mundo musical gospel de uma forma incrivelmente linda.
Os meus artistas favoritos são: Banda Resgate, Pregador Luo e Ludmila Ferber. Não consigo me decidir qual deles é o melhor. Não existe melhor entre eles.
A Banda Resgate me atrai por suas músicas inteligentes e verdadeiras. Ainda não conheço compositor gospel que supere as letras dos "titios". O tempo parece não passar para esses caras, e confesso que saltei de alegria com nome do mais recente álbum deles que se chama "Ainda não é o último". Espero anciosamente por ouvir novas canções e dizer a cada uma delas: Nuh, não tinha parado para pensar dessa forma.
O Pregador Luo me faz querer viver em mundo melhor. Suas músicas, principalmente as antigas, de cunho socio-político retraram a realidade brasileira muitas vezes esquecida pelos cristãos, e leva Jesus à periferia de uma forma fenomenal. É impossível escutá-lo e não me lembrar das obras de Martin Luther King (falarei dele em posts futuros). Ele consegue atingir a um público que outros cantores da música gospel jamais consegueriam. Já fui em muitos shows dele, e em todos vi muitos jovens aceitarem a Jesus, além de sempre sair de lá com um folêgo novo para guerrear, apesar das injustiças que sempre presencio.
A Ludmila Ferber consegue tocar na minha alma. Não consigo escutar uma música dessa mulher sem me emocionar. Tenho a impressão que ela consegue ler minha vida toda. Desconheço uma profeta que adore a Deus de uma forma tão profunda. A música dela me traz cura.
Deixo para vocês as minhas músicas preferidas de cada um. Escutem sem preconceito e apreciem.
O que eu quero mostrar com esse post é a forma linda como Deus age, através de pessoas totalmente diferentes. Deus não tem preconceitos, e sua multiforme sabedoria se expressa no mundo musical gospel de uma forma incrivelmente linda.
Os meus artistas favoritos são: Banda Resgate, Pregador Luo e Ludmila Ferber. Não consigo me decidir qual deles é o melhor. Não existe melhor entre eles.
A Banda Resgate me atrai por suas músicas inteligentes e verdadeiras. Ainda não conheço compositor gospel que supere as letras dos "titios". O tempo parece não passar para esses caras, e confesso que saltei de alegria com nome do mais recente álbum deles que se chama "Ainda não é o último". Espero anciosamente por ouvir novas canções e dizer a cada uma delas: Nuh, não tinha parado para pensar dessa forma.
O Pregador Luo me faz querer viver em mundo melhor. Suas músicas, principalmente as antigas, de cunho socio-político retraram a realidade brasileira muitas vezes esquecida pelos cristãos, e leva Jesus à periferia de uma forma fenomenal. É impossível escutá-lo e não me lembrar das obras de Martin Luther King (falarei dele em posts futuros). Ele consegue atingir a um público que outros cantores da música gospel jamais consegueriam. Já fui em muitos shows dele, e em todos vi muitos jovens aceitarem a Jesus, além de sempre sair de lá com um folêgo novo para guerrear, apesar das injustiças que sempre presencio.
A Ludmila Ferber consegue tocar na minha alma. Não consigo escutar uma música dessa mulher sem me emocionar. Tenho a impressão que ela consegue ler minha vida toda. Desconheço uma profeta que adore a Deus de uma forma tão profunda. A música dela me traz cura.
Deixo para vocês as minhas músicas preferidas de cada um. Escutem sem preconceito e apreciem.
Assinar:
Comentários (Atom)















